terça-feira, 14 de agosto de 2007

About the Título

Aqua Vallum

Título bonito né? Eu também gostei. Bonito, sonoro, tem impacto, e o melhor de tudo: faz sentido.

Muitos que não conhecem o livro devem ter se perguntado o porquê do nome do livro. Não pensem que ele foi escolhido ao acaso (ou TOTALMENTE ao acaso =P), o título está ligado diretamente à um bem muito valioso no mundo: a água. Admito que ele foi escolhido ao modo Dadá, mas pra ter saido algo tão significativo acho q teve a mãozinha de alguém nisso.

Estava eu numa tarde monótona pensando num novo nome para o livro (sim, AV já teve outro título) quando eu tive uma idéia e fui correndo buscar meu dicionário de Latim. E lá fui eu, abrindo o livro aleatóriamente e anotando balavras q eu anotava. Saíram pérolas horríveis, como "A queda do Corno" e "Vulcão Manso". Mas então saíram duas palavras seguidas q chamaram minha atenção: priemeiro Vallum, que significa vala, trincheira, proteção; depois aqua (sim no meu dicionario não era acqua, era aqua mesmo), q não necessita muitas explicações. Vallum + Aqua.... Aqua Vallum.... A proteção d'água. No mesmo instante isso se encaixou perfeitamente nos meus pensamentos e fez todo o sentido. Com as devidas adaptações para Lucanês, aqua continuou a ser água e vallum virou, além de proteção, fortaleza. A Fortaleza D'água. Perfeito.

Mas por quê perfeito? Simples.
Lucânon é um mundo em decadência. Seu ciclo está se completanto e o seu aquecimento global está pior até q o da Terra. Inúmeros desertos se espalham pelos continentes, fazendo com que a água, e a proteção q ela proporciona seja extremamente valiosa.
A segunda razão é a principal. Num mundo onde uma peste de mortos-vivos se alastra, e cada vez é mais difícil derrotá-los. uma arma a mais contra eles não cai mal para ninguém, e a água é essa principal arma. Ninguém sabe ao certo porquê, mas a água faz mal aos mortos-vivos, machuca eles, destrói eles. Isso a torna um bem mais valioso ainda. É isso que faz aum certa cidade protegida pela nascente de um rio não perecer diante os poderes sombros do Imperador.

Portanto, viva o Dadaísmo, o meu dicionário de latim e a água, pq aqui na Terra ela também está ficando cada vez mais valiosa!
Pegunta: esse post num te deu sede não? Pq eu saindo daqui eu vo direto pegar um copo d'água!

Até mais viajantes,


Cheers!!

Um comentário:

Félix Maranganha disse...

Legal. Você planeja os títulos também! Boa sorte com suas criações.

Fique com Deus!